sábado, 2 de agosto de 2014

10 passos para ficar com o rosto perfeito

Manchas, cravos e espinhas, oleosidade. Separamos algumas dicas para você fazer sempre e ficar com a pele em dia Por Cáren Nakashima e Viviane Sato Pele linda. Limpar, hidratar e proteger do sol. Esses são os três cuidados básicos para deixar a pele do rosto em dia. Siga os 10 passos para ficar de cara limpa! 1. Tem [...]

Manchas, cravos e espinhas, oleosidade. Separamos algumas dicas para você fazer sempre e ficar com a pele em dia
Por Cáren Nakashima e Viviane Sato
Pele linda. Limpar, hidratar e proteger do sol. Esses são os três cuidados básicos para deixar a pele do rosto em dia. Siga os 10 passos para ficar de cara limpa!
1. Tem que lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete específico para o seu tipo de pele.

Uma sugestão é deixar o sabonete facial na prateleira do box. Quando for tomar banho – todo dia, claro! – já está ali pertinho do xampu. Assim não dá para esquecer de lavar o rosto com o produto adequado. Tem nas perfumarias, drogarias e supermercados alguns tipos que limpam e esfoliam ou limpam e hidratam. Veja a nossa prateleira ao lado e escolha o que mais te agrada.
2. Não saia de casa sem usar filtro solar. Hoje muitos potinhos combinam hidratante ou base com FPS. Outros até têm ativos clareadores que amenizam manchas e previnem o envelhecimento da pele. Aplique logo depois de lavar o rosto e, de preferência, 40 minutos antes de se expor ao sol. Lembre-se que as luzes do escritório, do shopping, da faculdade e até da padaria causam danos à pele. Para não esquecer de usar esse produto, deixe-o ao lado da escova de dentes.
3. A pele oleosa precisa ser lavada, geralmente, mais de uma vez ao dia e não exige hidratantes em excesso. E escolha sempre produtos em forma de gel ou livre de óleo.
4. A pele seca, ao contrário, necessita de muita hidratação e produtos com consistência de loção ou creme, tanto os sabonetes como os hidratantes. Produtos em gel, com álcool na fórmula, ressecam. Evite também lavar o rosto com água quente, pois ela é prejudicial.

5. Para a limpeza, você pode usar um sabonete facial líquido ou em barra. Há também esfoliantes de uso diário que removem células mortas e impurezas profundamente.
6. O jeito certo de fazer a limpeza diária: umedeça previamente a pele e realize movimentos circulares, do queixo em direção à testa. Depois enxágüe com bastante água.
7. Procure produtos multifuncionais, como hidratantes e maquiagem com FPS. Você economiza tempo, movimento e espaço na bancada do banheiro.
8. Você pode optar por filtro solar tonalizante, que além de proteger, disfarça algumas marcas, como manchinhas causadas pelo sol e cicatrizes de acne, dispensando o uso de muita maquiagem.
9. Jamais durma com a pele maquiada. É sério, sua preguiça deve ter esse limite. Conheça na nossa prateleira produtos que removem tudo num piscar de olhos.
10. Faça limpeza de pele freqüentemente (de acordo com o que o especialista recomendar), com uma esteticista, que pode ser indicada por um dermatologista. A medida evitará o excesso de oleosidade e ficará muito mais fácil fazer o ritual diário (que nós simplificamos super pra você, vai!)
MANHÃ: lavar e aplicar protetor solar (ou hidratante com FPS)
NOITE: lavar e aplicar hidratante indicado para o seu tipo de pele (ou anti-rugas, caso você precise)

Sete passos para ter um rosto perfeito

Descubra como aumentar o poder de ação dos cosméticos para o rosto com cuidados básicos e truques sugeridos pelos experts. Coloque-os em prática e sinta a diferença na própria pele

Publicado em 19/04/2012
Reportagem: Manuela Biz - Edição: MdeMulher
O filtro solar é sempre o último cosmético a ser aplicado
Foto: Getty Images
Para esbanjar um rosto perfeito não basta só investir uma boa quantia naquele produto bacana. Seguir uma rotina de cuidados diários e lançar mão de alguns truques é muito importante para aumentar o poder de ação dos cosméticos e esbanjar uma cútis invejável. Siga os setes passos abaixo e pronto!

1. Esfolie e abra o caminho

Para proteger o organismo de qualquer substância, a pele conta com a camada córnea, uma estrutura externa mais rígida. "Esse conjunto de células tem um poder de renovação muito grande, mas, sem cuidados, pode se tornar espessa demais, atrapalhando a entrada dos ativos do creme", explica Marcela Studart, dermatologista do Rio de Janeiro. Para facilitar a permeabilidade, é necessário fazer uma esfoliação que remove as células mortas.
Érica Monteiro, dermatologista de São Paulo, explica que o processo pode ser físico, com sabonetes abrasivos à base de sementes ou microesferas de polietileno, ou químico, com ácidos, como o salicílico, o glicólico ou o láctico. "A escolha vai depender do tipo de pele. Para as oleosas e com poros obstruídos, indico o químico para lavar o rosto diariamente. Já quem tem pele sensível ou seca deve usar apenas o físico uma vez na semana", fala.

2. Aposte em limpeza e tonificação

Antes de aplicar qualquer cosmético anti-idade, existem dois cuidados que não devem ser esquecidos: a limpeza e a tonificação! O primeiro serve para tirar o excesso de oleosidade que forma uma camada de gordura (e não raro de sujeira, poluição...) sobre a pele, dificultando que os ativos dos cremes penetrem. Comece sempre a sua rotina de beleza retirando resíduos - se passou maquiagem, o demaquiante é mais que obrigatório. "Depois dele, o correto é usar um sabonete indicado para o seu tipo e recorrer a um tônico para regular o pH fisiológico, indicador que mantém a pele em equilíbrio e, assim, otimiza o resultado do creme", explica Jardis Volpi, dermatologista de São Paulo.

3. Acerte a ordem

Se você ainda se confunde se o hidratante é antes ou depois do filtro solar, anote a sequência correta:
1. Primeiro aplique o creme para área ao redor dos olhos. Dessa forma, você protege essa região, a mais sensível do rosto, de irritações causadas por ativos sensibilizantes dos próximos produtos.
2. Em segundo lugar, é a vez do hidratante facial, que vai ajudar manter a umidade da pele em dia e a aumentar a permeabilidade dos ativos.
3. Agora, sim, sua pele está preparada para receber o tratamento - seja um creme clareador à base de hidroquinona, um ácido contra as rugas ou uma substância indicada para combater a acne e a rosácea.
4. Por fim, o filtro solar. "Ele deve formar uma barreira de proteção externa. Nós não queremos que ele seja absorvido, pois funciona como escudo protetor", explica Érica Monteiro. Só então, é hora de usar a maquiagem.

4. Use na hora certa

Existe uma ciência, a cronobiologia, que estuda apenas a relação dos horários do dia com a produção de hormônios pelo organismo. O objetivo é determinar os melhores momentos para aplicar determinados ativos. "O processo de renovação celular, por exemplo, acontece durante à noite, portanto, guarde os cremes nutritivos e reparadores para o seu período de sono", explica Jardis Volpi. Durante o dia, quando há picos de hormônios relacionados à oleosidade, ele indica o uso de produtos mais leves, como o sérum ou gel-creme ricos em antioxidantes (vitamina C, chá verde, ácido elágico).

5. Faça uma pequena pausa

O tempo também é um fator importante para se respeitar entre cada cosmético aplicado. "Antes, recomendava-se esperar cerca de 20 minutos entre um e outro, mas isso é irreal. Com as novas tecnologias que facilitam a absorção, um ou dois minutinhos de pausa entre cada creme é o suficiente", fala Marcela Studart. Vive com pressa? Intercale a aplicação com outra tarefa. Passou o hidratante? Pausa para escovar os dentes! Aplicou o filtro solar? Termine de se vestir antes de fazer a maquiagem.

6. Esquente o clima

Um dos truques das esteticistas para abrir os poros e aumentar a penetração dos produtos é usar o calor. "Mas, cuidado: a água quente direto no rosto pode agredir a pele, causando ressecamento ou até mesmo o efeito rebote, aumentando a oleosidade", alerta Vilma Natividade, esteticista de São Paulo. A solução, então, é apostar em água morna para lavar a pele ou aproveitar o vapor do banheiro logo após aquela ducha.

7. Vá pelo melhor caminho

Espalhar o creme no mesmo sentido da drenagem linfática (sim, facial!) faz toda a diferença: estimula a microcirculação, melhora a penetração dos ativos do cosmético, diminui inchaço ao redor do olhos e ajuda a dar um efeito lifting. Veja o passo a passo sugerido por Roseli Siqueira, cosmetóloga de São Paulo.
1. Comece pela área dos olhos. Aplique o creme sem fazer pressão, pois nesse local a pele é fina e delicada. Use o dedo médio e dê leves batidinhas do canto interno em direção ao externo.
2. Na testa, faça uma pressão com os dedos médio e indicador entre as sobrancelhas, levando o produto em direção ao topo da cabeça. Depois, desça acompanhando as têmporas e fazendo leve pressão com os dedos.
3. Na face, espalhe o creme do centro para as e

A dieta certa: os 4 mandamentos para quem quer um corpo definido

Ajustar a alimentação é estratégico para que o resultado do exercício apareça. O cardápio deve incluir tanto alimentos que estimulem o metabolismo e ajudem na recuperação dos músculos como aqueles que garantem energia para malhar.

Publicado em 30/07/2014
Eliane Contreras
O cardápio diário e os lanches pré e pós-treino são fundamentais para conseguir um corpo definido.
Foto: Chris Parente


1- Faça um lanchinho pré-treino

O whey protein - proteína isolada do soro do leite, livre de gordura e de fácil absorção - é outro alimento que virou um clássico na turma que vai à academia para definir o corpo. Pode ser consumido até uma hora antes de malhar, junto com a batata-doce ou a mandioca (outra opção de carboidrato de baixo IG). Você costuma fazer um lanchinho mais perto da hora do treino? Então fique só com o carboidrato e deixe a proteína para depois. "A proteína é digerida lentamente e atrapalha a liberação de energia", diz Alessandra Alessandra Luglio, nutricionista clínica e esportiva, da Clínica P4B, em São Paulo.

Nesse momento, beber um suco de beterraba também é uma boa pedida. A raiz ganhou força depois da publicação de um estudo inglês feito na Escola de Medicina na Universidade de Exeter, no Reino Unido, afirmando que, transformada em suco, ela melhora em até 10% a performance física, além de ajudar na recuperação dos músculos. Esses efeitos se devem ao fato de a beterraba ser uma fonte de nutrientes precursores de óxido nítrico, componente que aumenta a resistência do organismo. Conclusão: você tem mais força para pegar peso e definir os músculos.

2- Dê um reforço pós-treino

Depois de malhar, a orientação é consumir o whey protein o quanto antes (no máximo até uma hora após o treino) e, de novo, acompanhado de um carboidrato. "Essa dupla é importante para a reposição de energia e a recuperação das fibras musculares agredidas pelo exercício", explica Alessandra Luglio. Além de ajudar na definição dos músculos, a proteína acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura - um segredo para que os gominhos no abdômen apareçam.
Mas atenção: "Quem tem alergia à proteína do leite deve procurar uma opção vegetal, como a proteína de arroz", dizValéria Paschoal, coautora do recém-lançado Tratado de Nutrição Esportiva Funcional (editora Roca).. Segundo um estudo norte-americano divulgado na publicação europeia Journal of Nutrition, essa proteína vegetal oferece praticamente os mesmos benefícios do whey protein.


3- Cuide de seu cardápio diário

Os resultados no espelho não dependem apenas dos lanches certos no pré e pós-treino. O café da manhã, o almoço e o jantar também devem priorizar a proteína magra, o carboidrato de baixo IG e as gorduras boas, além de uma boa dose de fibras. Detalhe importante: consumir esses nutrientes juntos reduz a carga glicêmica da refeição, fazendo com que ela engorde menos e sacie mais. Essa estratégia também vale para os lanches intermediários. Exemplo: um pote de iogurte (proteína + carboidrato) com três amêndoas (gordura). Comer a cada três horas é estratégico para manter o metabolismo o tempo todo em um ritmo mais acelerado. Assim, as gordurinhas no abdômen são eliminadas e os músculos trabalhados com o exercício aparecem.


4- Saiba que caloria não é tudo

Seu objetivo principal é emagrecer? O controle entre o consumo e o gasto de calorias é necessário. Mas os nutricionistas e preparadores físicos estão menos rígidos em relação a esse balanço. "Vários estudos têm mostrado que o exercício provoca adaptações biológicas capazes de manter a taxa metabólica mais elevada de forma crônica", explica o fisiologista do exercício Luiz Carlos Carnevali Júnior, consultor técnico da Academia Bio Ritmo. Ou seja, se você malha tem um gasto energético maior ao longo do dia e, por isso, não precisa ficar tão neurótica com as calorias. Porém as escolhas para compor o cardápio devem ser inteligentes.
Segundo Carnevali, o organismo precisa de substratos para solucionar o stress oxidativo que o exercício provoca nas células. Então, além dos macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura), prepare-se para comer mais frutas vermelhas, folhas verde-escuras, castanhas e sementes. As substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias desses alimentos são necessárias para combater o excesso de radicais livres produzidos durante a atividade física, especialmente as mais intensas. Como você notou, alimentos superindustrializados (doces, biscoitos, salgadinhos, pratos prontos, refrigerante, pão e macarrão brancos) estão fora do cardápio de quem quer ver no espelho o resultado do exercício. "Consumidos com frequência, eles provocam inflamação no organismo", explica Valéria Paschoal. Isso se traduz em excesso de peso, celulite e tudo aquilo que, sozinho, o exercício não resolve!

Alimentos para quem malha

Invista em alimentos energéticos e proteicos para uma ganhar um corpo sarado.
Foto: Arquivo

Energéticos

· Carboidrato simples: frutas frescas e secas e mel.

· Carboidrato complexo: cereais integrais, tubérculos (inhame, cará), legumes e verduras.

· Gorduras boas: castanha, nozes, amêndoa, sementes (chia, linhaça, amendoim, girassol, abóbora), manteiga de amendoim ou amêndoa, azeite extravirgem e óleo de  coco.

Proteicos

· Carnes magras: carne vermelha sem gordura, frango e peixe.

· Ovos: especialmente a clara.

· Leguminosas: feijões, lentilha, soja e derivados.

 
Foto reprodução
Foto reprodução
Truques para…
Disfarçar sardas, manchas e cicatrizes
Três produtos são essenciais: base, corretivo e pó. A base serve para dar uma tonalidade uniforme à pele, iluminando as áreas mais escuras (ao redor dos olhos e da boca). A pele lisa e uniforme pede base transparente, ao passo que a pele com espinhas, cicatrizes, manchas ou marcas exige base opaca. Escolha uma que seja específica para seu tipo de pele e aplique-o com os dedos. A cor da mancha tem que ser analisada antes da correção para saber a cor do corretivo a ser usada. Para disfarçar marcas maiores e com volume, use um pincel, que vai aplicar o corretivo no ponto exato. O último toque é o pó. Ele vai fixar a base e o corretivo, controlar o brilho da pele e prolongar a vida de sua maquiagem.
Esconder acnes
É fundamental usar um corretivo específico para este tipo de problem, pois, além de disfarçar, ele tem a vantagem de secar as espinhas. Cuidado para que seja adequado ao seu tom e tipo de pele. Se a espinha estiver muito saltada na pele, cuidado para não passar muito produto, pois a aparência pode ficar pior.
Aumentar o queixo
Prepare a pele com a base e o pó e esfumace com sombra clara os cantos externos do queixo. Usar um iluminador na ponta do queixo também ajuda.
Diminuir o queixo
Prepare a pele com base e pó, e esfumace com um tom mais escuro.
Afinar o rosto
Use a base no seu tom de pele em todo o rosto para uniformizá-lo. Passe uma generosa camada de base bege médio do centro da testa para as laterais próximas às orelhas e também dos lóbulos em direção à boca, seguindo rente ao maxilar. Com uma esponja, espalhe em toda a área. Em seguida passe também base escura nas laterais do nariz e suavize. Passe o pó translúcido no centro na zona T (testa, nariz e queixo) para destacá-la (à noite, use o iluminador). No canto interno dos olhos até o centro, use sombra prata. Espalhe o blush das maçãs em direção às têmporas.
Corrigir olheiras e bolsas
Para driblar esta pequena elevação sob os olhos, a dica é esfumaçar os cílios inferiores e superiores com tons mais escuros que o da pele. E lembre-se: é muito difícil disfarçar o problema com uma maquiagem muito pálida. Corretivo também pode ajudar.
Disfarçar falhas nas sobrancelhas
Utilize lápis específico para sobrancelhas. O lápis preto de olho pode pesar um pouco e desarmonizar o rosto.

Chá verde clareia manchas no rosto

Pfoto reprodução
foto reprodução
Para revitalizar pele cansada, desinchar e clarear manchas no rosto prepare uma compressa à base de chá verde:
5 colheres de chá verde
1 litro de água mineral
Coloque a água no fogo. Antes de ferver, desligue e despeje sobre um recipiente com o chá verde. Abafe e deixe descansar. Coe e espere amornar. Faça compressas sobre o rosto, inclusive os olhos, utilizando gases ou algodão prensado. Uma dica é dividir o chá em duas vasilhas. Numa delas, acrescente pedras de gelo para que o chá esfrie rapidamente. Alterne as compressas quentes e frias. Termine com a compressa gelada.
Dicas para amenizar manchas no rosto


1. Limpar e esfoliar

Misture 5 ml de glicerina líquida, duas gotas de essência de alecrim (procure em lojas de manipulação) e 50 g de aveia em flocos. Aplique fazendo círculos e lave com água morna.

2. Clarear

Deixe, de um dia para o outro, rodelas de pepino na água. Descarte o vegetal. Acrescente 100 ml da solução a 50 g de argila verde (procure em lojas de produtos naturais). Passe na mancha e, após dez minutos, lave.

3. Tonificar

Junte duas gotas de essência de própolis (encontre em lojas de produtos naturais) e 10 ml de água. Deixe agir por dez minutos e lave.

4. Hidratar

Coloque 50 g de mamão amassado em meio pote de iogurte natural. Passe no rosto, espere dez minutos e lave.

5. Proteger

Use filtro solar, mesmo à noite.

Consumo



como perder a gordura abdominal?

Controle seu peso

Um dos primeiros passos é perder peso. Já trouxemos pra vocês várias dietas (ProteínasDukanDieta para secar a barriga) que te ajudarão a emagrecer com saúde. Escolha a que mais se adequa ao seu estilo de vida e comece já. Invista em alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Faça de 5 a 6 refeições por dia para acelerar o metabolismo.

Beba muito líquido

como-perder-gordura-abdominal-1.jpgPara acelerar o processo da queima de gorduras beba muita água. Ela também regula o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço na região abdominal.

Exercícios físicos

como-perder-gordura-abdominal-2_2.jpgPara auxiliar na perda de peso e deixar a barriga sarada, nem precisamos dizer o quão importante é a malhação. Programe um treino com exercícios aeróbicos para aumentar o gasto calórico e exercícios de resistência para fortalecer o abdômen.Já mostramos aqui exercícios para perder barriga.

Tratamentos estéticos

como-perder-gordura-abdominal-3_2.jpgVocê emagreceu, malhou e sua barriga ainda está com aquela gordurinha tão difícil de perder. No mundo da estética, existem hoje inúmeros tratamentos que prometem perdergordura abdominal, como: Ultrassom; Carboxiterapia; Endermologia; Intradermoterapia; Lipocavitação e Radiofrequência. Antes de qualquer tratamento faça uma avaliação médica e escolha um local apropriado e recomendado pelo seu médico.




jardineira acid jeans -