domingo, 31 de agosto de 2014

Pílula, injeção, adesivo… Conheça os principais métodos contraceptivos e suas indicações

Veja como é o uso de cada um deles, de quanto em quanto tempo precisam ser administrados e outras questões

pPílula, injeção, adesivo… Conheça os principais métodos contraceptivos e suas indicações title=
pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado no Brasil: são mais de 100 tipos disponíveis no mercado. No entanto, além de não se adaptarem bem ao organismo de algumas pacientes, elas nem sempre são o recurso mais indicado para o momento ou estilo de vida da mulher.
Outros métodos, como o anel contraceptivo, DIU ou implante subcutâneo, para citar alguns, oferecem diferenciais como o efeito prolongado (que pode chegar a 10 anos) e a comodidade de serem aplicados mensal ou anualmente. Para algumas mulheres, que não querem engravidar nos próximos anos e que se esquecem de tomar a pílula todos os dias no mesmo horário, por exemplo, essas alternativas são muito vantajosas.
No entanto, essa indicação só pode ser feita por um especialista. Isso porque, em primeiro lugar, algumas mulheres têm restrições físicas a alguns métodos, o que torna seu uso perigoso. Em segundo, porque é necessário que o médico faça uma investigação sobre o histórico clínico da paciente e colha informações sobre seu estilo de vida, hábitos sexuais e planos para o futuro, a fim de apontar a solução mais adequada para o caso. Outro ponto importante a ser considerado é a condição financeira da paciente, já que o preço dos métodos varia muito.
Segundo Dra. Cristina Guazzelli, professora associada livre-docente de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e parceira do laboratório MSD, existem uma série de perguntas que devem ser discutidas entre o ginecologista e a paciente antes de ambos optarem pelo método ideal. “Mais do que isso, o profissional deve esclarecer muito bem quais os riscos e efeitos colaterais do tratamento, o modo correto de uso, a eficácia, o modo de ação, etc.”, afirma.
A profissional lista os métodos contraceptivos atualmente disponíveis para as mulheres e esclarece quando são indicados e seus pontos principais.

Métodos contraceptivos: indicações

 / 8

Barbara Evans (Foto: Instagram / Reprodução)