sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Como tratar calos no calcanhar

Um calo é uma bolha de líquido que se forma sob a pele para protegê-la de lesões. Mesmo que sejam parte da defesa natural do corpo, eles podem ser dolorosos e atrapalhar na rotina cotidiana. A maioria dos calos são apenas pequenos aborrecimentos, mas existem alguns poucos que são perigosos e podem inflamar. Calos atrás ou embaixo do calcanhar pode fazer com que atividades do dia a dia, como o simples ato de caminhar, sejam tarefas bastante difíceis. Além disso, por causa da sua localização, são propensos a inflamar, se abrirem e infeccionarem. Se você tem um calo no calcanhar, precisa tomar muito cuidado na hora de tratá-lo. Se ele continua intacto, a barreira protetora formada pelo soro irá ajudar a acelerar o processo de cura, mas se ele abrir, você precisará de cuidados extra para evitar uma infecção.

Instruções

  1. 1
    Deixe-os. Os calos são a defesa natural do corpo contra uma lesão. Um calo se forma quando a pele é irritada por qualquer coisa, desde alergias e doenças até medicações ou fatos do dia a dia. Se a bolha de líquido permanecer intacta, a pele por baixo irá se curar sozinha. Sempre que possível, permita que o calo esteja em contato com o ar, o que irá acelerar o processo de cura, e quando você precisar usar um calçado ou cobri-lo com uma meia, proteja-o com curativos. Para calos na sola do pé, amorteça com Mole Skin.
  2. 2
    Não arranque a pele morta. Depois de alguns dias, a bolha formada pelo calo irá começar a se achatar conforme a pele de baixo começar a curar. Quando isso acontecer, a camada de cima da pele irá secar. Essa pele morta irá eventualmente se soltar, como a casca de um machucado. Não remova a pele morta arrancando ou cortando-a. Ela é envolta e presa à pele saudável, e removê-la pode causar uma inflamação e possivelmente uma infecção. Deixe a pele morta cair sozinha.
  3. 3
    Desinfete um calo aberto. Se o seu calo se abrir e o líquido vazar, desinfete a área. Limpe com água e sabão e gentilmente seque com uma toalha limpa. Aplique um creme antibiótico e deixe o calo respirar. Trate um calo aberto como uma ferida e desinfete-o pelo menos duas vezes ao dia.
  4. 4
    Proteja seu calo. Quando você não pode deixá-lo em contato com o ar, proteja-o. Use uma camada fina de creme antibacteriano e coloque um curativo. Para calos mais sensíveis, você pode precisar amortecer com Mole Skin.
  5. 5
    Use calçados adequados. Para calos no calcanhar, evite usar calçados que interrompam o processo de recuperação. Sempre que possível, use calçados que não toquem no seu calcanhar ou chinelos. Se você precisa usar sapatos fechados, use curativos e amortecedores na ferida, como explicado no passo 4.
  6. 6
    Cuidado com infecções. Sintomas físicos de infecção incluem enjoos e febre. Além disso, fique de olho no calo para ver se ele apresenta sinais de infecção, como aumento na inflamação, presença de sangue ou pus ou aumento da dor. Se você perceber uma linha vermelha se formando em volta do calo, você pode ter uma infecção bacteriana. Se quaisquer desses sintomas forem apresentados, entre em contato com seu médico imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário